quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Catarina Malagueta










O projeto do Escritor na Escola: Cristina Porto, tem proporcionado momento únicos e diferenciados não apenas pelo conteúdo e pelas atividades desenvolvidas, mas por ocasião de situações engraçadas que muitas vezes ocorrem. O Sétimo Ano A está trabalhando com a obra Catarina Malagueta, uma menina do interior de São Paulo que vai para uma cidade maior para estudar rabeca ao conquistar uma bolsa de estudos.
O primeiro passo foi todos lerem o livro. Depois, respondemos questões de direcionamento de análise, exploramos os gêneros dentro da obra e decidimos que todos poderíamos ter um diário, assim como Catarina, para registrar o que estamos fazendo.
Várias atividades já foram feitas, mas uma das mais divertidas foi fazer a receita do prato preferido de Catarina: bolo de fubá. Após conseguirmos uma receita e analisarmos a estrutura desse gênero textual, colocamos a mão na massa (literalmente). Além de algumas fotos, temos um vídeo com o depoimento de alguns alunos sobre a atividade enquanto faziam a limpeza da bagunça e esperavam seus bolos assarem.








E somos excelentes cozinheiros!

A bagunça de fazer o bolo de fubá e a organização para deixar tudo limpinho como estava antes da nossa presença!




Bolo de Fubá

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tietagem do trio musical

Paródia musical para o Projeto Trabalho Infantil

Algumas atividades sobre o Projeto do Trabalho Infantil



A sequência das atividades envolvendo o livro tem sido bastante intensa, com a participação de toda a turma. Uma das atividades feita pelos alunos do Nono Ano foi, em grupos, a criação de uma paródia que desenvolvesse a temática do trabalho infantil. Os resultados e as músicas foram muito legais, a turma gostou bastante da atividade, apesar da vergonha que todos passaram por se apresentar no pátio da escola. A platéia foi muito participativa, vivendo intensos momento de tietagem após as apresentações.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Projeto Escritor na Escola


O Projeto Escritor na Escola está em fase de desenvolvimento de estudo das obras selecionadas para cada ano escolar. Neste ano o autor convidado é Cristina Porto, autora de renome, cujas obras vem sendo lidas pelas crianças a vinte anos.

As obras foram escolhidas de acordo com o nível de interesse e desenvolvimento da linguagem de cada grupo, apresentando temáticas variadas e graduados níveis de dificuldade. Os alunos tem demonstrado enorme interesse e curiosidade no desenvolvimento das atividades realizadas.

O grupo do Nono Ano está desenvolvendo trabalhos de pesquisa de campo e de estudos gerais envolvendo a obra Trabalho Infantil, de Cristina, livro que despertou variados debates e conversas. O blog em questão surgiu desta necessidade de expressarmos as atividades desenvolvidas, tornando público o incrível trabalho que está sendo feito por todos. A responsabilidade, inicialmente, da manutenção e das atividades expostas aqui são, justamente, dos alunos do último ano do ensino Fundamental de nossa escola - E.M.E.F. Felippe Alfredo Wendling. Por ser um blog de registro e manifestação das atividades feitas pelos jovens educandos dessa instituição, ele visa o incentivo e a valorização daquilo que é feito, do empenho envolvido e da disposição demonstrada por todos. Que este canto de registro prospere e se propague entre todos de nossa comunidade.

Professora Giele.